quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Livres e Iguais? Em um mundo que é nítido a desigualdade?

Boa Noite =)
Só existiam, boas tardes aqui, HAHAHAHA.
Bom...o blog tá um pouco desatualizado sim, a rotina está cada vez mais complicada...cada dia um novo trabalho na facul, preocupação com o INTEER, preocupação com o projeto de Ética, preocupação com o EAD...que olha, você não faz idéia! HAHAHAHA
aaaah.
Eu disse que a vivência ia me ajudar postar, não disse? Pois é, quem ajuda no post de hoje? HAHAHAHA. A sociologia, pois é, a lição do EAD, vem para o blog, já que é um tema polêmico e real!

Livres e Iguais? Em um mundo que é nítido a desigualdade?

Os homens nascem e são livres e iguais em direitos, são com essas palavras que se inicia a Declaração do Homem e do Cidadão, que trás consigo artigos que se fossem seguidos pela humanidade: a cidadania, a união, a fraternidade, a solidariedade e a segurança na política seriam praticadas diariamente.
Não precisamos nem ler todos os artigos, embora isso seja fundamental, pois conseguimos ver que somos livres para escrever e falar o que pensamos, o que para muitas pessoas que vivem em Estado Democrático é fundamental, já que o ser humano por medo, acaba se omitindo e perdendo partes dos seus direitos por isso.
Será que realmente no país em que vivemos as pessoas são livres e iguais em seus direitos?
Quantas pessoas tem acesso a saúde, educação de qualidade, moradia digna, segurança no trabalho e na sua casa, lazer aos fins de semana com os filhos, vestuário digno para uma entrevista de emprego, alimentação todos os dias, transportes com qualidade, meio ambiente limpo?
Poucas pessoas, por incrível que pareça, são poucas pessoas que têm acesso ao que é fundamental para se ter uma vida digna, uma vida com respeito e uma vida igual a de qualquer pessoa.
Porque será, que quando a pessoa tem uma renda financeira melhor que a outra, consegue em instantes ter o mundo em suas mãos? Isso é ser igual? Isso é ser livre?
Quantas pessoas, por demonstrarem suas opinões em debates políticos e econômicos, somem do cenário de um dia pro outro, será que é permitido expor suas palavras?
Se realmente só o primeiro artigo fosse seguido, como deveria ser. Desde o nascimento de uma criança, ela já teria a condição necessária para futuramente ser útil a sociedade, o que no mundo de hoje, é muito díficil de se encontrar, pessoas que se preocupam com o próximo, que se solidarizam com a situação do outro.
O mercado de trabalho, cobra constantamente alguém com experiência, nível superior, conhecimentos técnicos e práticos, porém, o adolescente de hoje, não consegue ter acesso a tudo isso, se não tiver uma educação de qualidade, um nível médio realmente válido e suficiente para ingressar numa Universidade, e muitos jovens que conseguem ter o acesso a Faculdade rapidamente, muitas vezes não aproveita, esse direito de educação, que será tão importante no futuro.
Ser livre e igual é poder receber todos os benefícios que são mínimos para alcançar a felicidade que a vida pode proporcionar.
É claro, que ser livre e igual a todos, não é querer fazer o que quizer, como agressões, greves, destruir patrimônio público etc, pois assim, não está sendo livres e iguais, mas sim, ultrapassando o limite de liberdade, e confundindo ser livre com acabar com o direito do outro.
Um exemplo é quantos ônibus e praças não são destruídos no dia?
Muitos querem seus direitos de cidadãos, porém poucos lembram seus deveres diante da sociedade.
Se realmente desejamos ser livres e iguais perante a todos, devemos simplesmente educar e proteger nossos semelhantes, dando os valores necessários, para futuramente ele cobrar a liberdade e a igualdade dele, porém com ética e disciplina, mostrando a sociedade que pode ser livre praticando a cidadania constantemente.
E tirando a idéia que as pessoas aindam possuem, que só se pode ser igual quando ultrapassamos barreiras.
Ultrapassar barreiras sim, mas nunca, o direito do outro de ser feliz.

" Todas as Pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação uma às outras com espírito de fraternidade"
Declaração Universal dos Direitos Humanos - Artigo I
Se metade do mundo pensasse assim, a sociedade não estava no nível que está hoje!
Boa Noite =)
E bons dias cada vez mais chuvosos!
=D

Nenhum comentário:

Postar um comentário