quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Livres e Iguais? Em um mundo que é nítido a desigualdade?

Boa Noite =)
Só existiam, boas tardes aqui, HAHAHAHA.
Bom...o blog tá um pouco desatualizado sim, a rotina está cada vez mais complicada...cada dia um novo trabalho na facul, preocupação com o INTEER, preocupação com o projeto de Ética, preocupação com o EAD...que olha, você não faz idéia! HAHAHAHA
aaaah.
Eu disse que a vivência ia me ajudar postar, não disse? Pois é, quem ajuda no post de hoje? HAHAHAHA. A sociologia, pois é, a lição do EAD, vem para o blog, já que é um tema polêmico e real!

Livres e Iguais? Em um mundo que é nítido a desigualdade?

Os homens nascem e são livres e iguais em direitos, são com essas palavras que se inicia a Declaração do Homem e do Cidadão, que trás consigo artigos que se fossem seguidos pela humanidade: a cidadania, a união, a fraternidade, a solidariedade e a segurança na política seriam praticadas diariamente.
Não precisamos nem ler todos os artigos, embora isso seja fundamental, pois conseguimos ver que somos livres para escrever e falar o que pensamos, o que para muitas pessoas que vivem em Estado Democrático é fundamental, já que o ser humano por medo, acaba se omitindo e perdendo partes dos seus direitos por isso.
Será que realmente no país em que vivemos as pessoas são livres e iguais em seus direitos?
Quantas pessoas tem acesso a saúde, educação de qualidade, moradia digna, segurança no trabalho e na sua casa, lazer aos fins de semana com os filhos, vestuário digno para uma entrevista de emprego, alimentação todos os dias, transportes com qualidade, meio ambiente limpo?
Poucas pessoas, por incrível que pareça, são poucas pessoas que têm acesso ao que é fundamental para se ter uma vida digna, uma vida com respeito e uma vida igual a de qualquer pessoa.
Porque será, que quando a pessoa tem uma renda financeira melhor que a outra, consegue em instantes ter o mundo em suas mãos? Isso é ser igual? Isso é ser livre?
Quantas pessoas, por demonstrarem suas opinões em debates políticos e econômicos, somem do cenário de um dia pro outro, será que é permitido expor suas palavras?
Se realmente só o primeiro artigo fosse seguido, como deveria ser. Desde o nascimento de uma criança, ela já teria a condição necessária para futuramente ser útil a sociedade, o que no mundo de hoje, é muito díficil de se encontrar, pessoas que se preocupam com o próximo, que se solidarizam com a situação do outro.
O mercado de trabalho, cobra constantamente alguém com experiência, nível superior, conhecimentos técnicos e práticos, porém, o adolescente de hoje, não consegue ter acesso a tudo isso, se não tiver uma educação de qualidade, um nível médio realmente válido e suficiente para ingressar numa Universidade, e muitos jovens que conseguem ter o acesso a Faculdade rapidamente, muitas vezes não aproveita, esse direito de educação, que será tão importante no futuro.
Ser livre e igual é poder receber todos os benefícios que são mínimos para alcançar a felicidade que a vida pode proporcionar.
É claro, que ser livre e igual a todos, não é querer fazer o que quizer, como agressões, greves, destruir patrimônio público etc, pois assim, não está sendo livres e iguais, mas sim, ultrapassando o limite de liberdade, e confundindo ser livre com acabar com o direito do outro.
Um exemplo é quantos ônibus e praças não são destruídos no dia?
Muitos querem seus direitos de cidadãos, porém poucos lembram seus deveres diante da sociedade.
Se realmente desejamos ser livres e iguais perante a todos, devemos simplesmente educar e proteger nossos semelhantes, dando os valores necessários, para futuramente ele cobrar a liberdade e a igualdade dele, porém com ética e disciplina, mostrando a sociedade que pode ser livre praticando a cidadania constantemente.
E tirando a idéia que as pessoas aindam possuem, que só se pode ser igual quando ultrapassamos barreiras.
Ultrapassar barreiras sim, mas nunca, o direito do outro de ser feliz.

" Todas as Pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação uma às outras com espírito de fraternidade"
Declaração Universal dos Direitos Humanos - Artigo I
Se metade do mundo pensasse assim, a sociedade não estava no nível que está hoje!
Boa Noite =)
E bons dias cada vez mais chuvosos!
=D

domingo, 13 de setembro de 2009

A vida da COMUNICAÇÃÃO! A melhor, FATO!

Boa Tarde!
Boom...entrar na faculdade tem muitas vantagens, confesso! tô aqui me divertindo no blog, e ainda mais no twitter! HAHAHA, éé estou no twitter agora tb, era só o que faltava para completar a vida de um internauta 100% online! algo que não sou, confesso! (e mania de falar confesso, que não para) HAHAHAHAHA!
Quando eu digo que sou um profissional da Comunicação, NOSSA =) o que tem gente que olha desesperada, sem saber o que é COMUNICAÇÃO? Vocês não fazem idéia!
Sim, as pessoas acham que comunicólogos são só a Fátima Bernardes e William Borner(São exemplos de Comunicólogos), porém, o tanto de profissionais apaixonados que estão nos bastidores, que não fazemos nem idéia!
O ato de se comunicar acaba na teoria popular, sendo a informação somente entre duas pessoas, mas não é bem isso...que é a verdadeira comunicação!
Tudo que vemos, ouvimos, sentimos como forma de expressar uma informação é COMUNICAÇÃO, esse comunicação que sou apaixonado, e semper fui!
O próprio homem criou formas de se comunicar, através dos períodos pré-históricos, os registros nas cavernas, as danças, gestos, expressões e sinais de fogo, fizeram a comunicação se expandir e ajudaram a desenvolver nós, os profissionais mais FELIZES do MUNDO. HAHAHAHA(Isso tudo você aprende em História da Comunicação, no 1º Semestre =D )
Comunicação é a evolução e o desenvolvimento em pessoa, só pode !
Como a evolução da Escrita nos diferentes períodos, surge a imprensa, as Actas, as gazetas informativas ...e mais para Frente o Jornal, e diversos outros meios de comunicação, que vamos conversar tanto aqui, SIM. a MÍÍDIA, oou mídia que causa polêmica, influência ou não influência na vida de alguém?
Isso é assunto de outro POST é claro! O importante é que qualquer Profissional de Comunicação é aquele Promotor de Notícia e Aglutinador de Notícia, para que os consumidores de Notícias, possam avaliar as realidades sociais, políticas e Econômicas!
Um profissional de Comunicação é comunicativo, ousado, persuasivo e acima de tudo " cara de pau", sim , aquele que é bem informado, e não entende somente do seu mundo de mídia, opinião pública etc, mas aquele que tem interesse nas atualidades e nas verdades vividas pela sociedade!
E Claro, aquele profissional que desenvolve cada vez mais sua criatividade, com iniciativas de solução para os problemas vividos pelas empresas, agências de propaganda, Estúdios de Tv e Rádio e Jornais das grandes cidades!
Minha experiência em comunicação ainda não é das maiores, mas garanto que quando descobrimos o que há por trás de cada Habilitação, seja Publicidade e Propaganda, Rádio e Tv, Relações Públicas ou Jornalismo, ficamos fascinados, verdadeiramente felizes, por saber, que o mercado é expansivo e as oportunidades são enormes!
Zeca Martins diz que Hoje, no Brasil existem por volta de 100 mil estudantes de Comunicação(Sou extremamente honrado em fazer parte desses 100 mil) e têm espaço suficiente para todos trabalharem.
Independente do mercado de trabalho, o da Comunicação (Referindo a todas habilitações em gerais) tem suas qualidades, vantagens e desvantagens...porém, tem oportunidades para os estudantes que se dedicam, são expert em saber sempre mais e se esforça para conhecer o mundo de diferentes ângulos!
Sucesso!!! Vamos que vamos, Comunicação é a vida, os cidadãos esperam de nós, para desfrutarem das informações!


Domingo de Sol e Praia! HAHAHAHAHA!
Tô extremamente cansado, o Fim de Semana veio com tudo, mããs passou muito rápido!
O importante é que a faculdade tá bombando, tanta coisa para fazer!
Vamos que Vamos!
E que a semana seja sempre melhor!
"...Para uma sociedade extremamente competitiva, competência técnica já não basta...Quem não mostra seu potencial, suas qualidades latentes, não aparece"
Simão Miranda

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O Fim dos Impéérios =)

Boa Tarde =)
Hoje éé Cultura !!!

Considerações Finais do Capítulo - O Fim dos Impérios
"ERA DOS EXTREMOS” - O Breve Século XX 1914/1991Hobsbawm, Eric J.

Novos sistemas que passam a fazer parte do mundo, não trás consigo somente um efeito superior sobre a sociedade, mas benefícios econômicos, sociais, organizacionais e tecnológicos a todos que vivem num país que de uma maneira ou de outra, têm facilidade de dominar e trazer benefícios mundiais.
O capitalismo que gira em torno de toda parte do mundo, é positivo ou negativo?
De uma forma ou de outra o nome “capitalismo” causa insegurança, pois só conseguimos imaginar um sistema que não pensa na responsabilidade social e nos direitos humanos, mas nos fins lucrativos e na acumulação de bens e capital.
Só que o que não pensamos, é que graças ao capitalismo, modelo de 1917, os economistas da época escreveram livros sobre “a divisão internacional do trabalho”, divisão essa que reforçou o mundo industrial e é a diferença até atualmente.
O modo geral de analisar o efeito do capitalismo na época do fim dos impérios é analisar de forma diferenciada, vendo nele um sistema “político único” que trouxe empresas privadas, novos sistemas de produções e recursos tecnológicos e científicos.
Qualquer mudança é possível visualizar pelos “dois lados da moeda”, claro que o capitalismo não só beneficiou, porém as suas raízes que foram cultivadas fecundaram muito mais positivamente do que negativamente.
Um sistema que gera progresso, riqueza e grandes desenvolvimentos devem ser aplaudidos. Dentre tantos outros modelos seguidos pelo mundo que só pensa em ideais e ideologias, o capitalismo fez do mundo mais competitivo e toda transformação global favoreceu para os empresários terem garras e não deixarem que o espaço do seu mundo corporativo fosse devorado pela concorrência.
A economia do capitalismo é vista até hoje, penetrando e transformando o mundo, fazendo com que o mundo desenvolvido seja palco de economia, mercado mundial, riqueza, cultura, negócios e benefícios que trazem também problemas e guerras, mas marcos históricos na vida da sociedade.

Flávio Barolli - RGM: 81344-3


QUEEE DIA.
confesso, tô cansado e rezando para chegar o fim de semana ! Porém, ansioso para o dia de amanhã, que vai daar tudo certo! É CLARO QUE VAI =)
Eu falei que com o tempo eu iria me adaptar e postar todo dia, tá custando um pouquinho isso, e vai demorar tambéém, a semana tá corrida até então, por isso que o post saiu só agora!
Como eu disse a vivência na sala 402 C irá me ajudar muito, tá aí, dito e feito...hoje em mundo contemporâneo, com o Professor responsável pela criação desse blog, Josué, falamos sobre "política de modo geral", especificamente sobre o domínio das mulheres no poder.
Garanto que quando se fala em política já gera polêmica, ainda mais quando se trata de Paulo Maluf, HAHAHAHA, causa revolta, mas confesso que sou fã dele. HAHAHAHAHA, em um outro post argumento esta idéia, que deve ser crucificante para alguns! =)
E sabe, antes achava que não se deviam discutir sobre política...
Atualmente?
Super válido, até porque, se existindo pessoas que lutam por política honesta, existem políticos que deitam e rolam, imagina se não mostrarmos que nos preocupamos...



aaaah, e leiam a " Era dos Extremos" sua visão sobre mundo, economia, países desenvolvidos e subdesenvolvidos vai mudar muuuito! Garanto =)

Tenham uma excelente quinta-feira '
E que chegue logo o fim de semana.
Contagem Regressiva para descansar e curtir a Night. HAHAHAHA '

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Escolhas fazem você =)

Entre tantas opções...escolher consciente =)
Booa Tarde .
Boom...coom o tempo voou me adaptando e ajustando ao grupo de pessoas que não conseguem passar um dia sem postar nada, para poder expressar, analisar e mostrar o que pensam =)
Confesso, que este post veio assim, do nada '
Realmente a hora que você acorda de manhã, vai para a aula, e a sua ilustre professora do Ensino Médio de qualquer disciplina olha e diz: Tá chegando o final ! Bate um medo terrível. Sim, pois as inscrições para o vestibular já está aberta, e a dor e a agústia se realmente a decisão está correta, reflete na pressão que nós jovens temos da sociedade, da família e dos amigos que já sabem o quer querem ser "quando crescerem".
Vem um e fala, faz medicina é o que há, vem o outro e fala, faça administraçãão e abra sua empresa, vem a tiazinha do ônibus no dia de chuva e fala faça Engenharia Ambiental, o futuro é conscientizar a cidadania da importância do meio ambiente, éé claro, qualquer profissão é o que há! Desde que você realmente, goste, ame e tenha tomado a decisão certa, por você mesmo! A sociedade faz sua cobrança constantemente, achando que a escolha é para toda a vida, o que causa no jovem que está prestes a prestar um vestibular, a idéia de culpa caso a escolha não seja a mais adequada, essa idéia de culpa, não terei, pois a escolha quem fez foi eu, somente eu, e realmente tenho ceerteza absoluta que foi a escolha certa =)
É claro, ao decidir que curso fazer, entre tantas áreas biológicas, exatas, humanas e negócios confudem a cabeça de qualquer um, e as vezes ir numa feira de estudante(vá em todas =D ), fazer e seguir testes vocacionais(mesmo isso ter me ajudado muito) e escolher para agradar os pais, faz de muitos profissionais insatisfeitos...sim, esses profissionais que não gostam do que fazem, e ao levantar cedo, vivem de mal humor e esquecem que a opção errada que fizeram é transparecida pelas "caras" que nos deparamos no dia a dia desse povo !
É confuso, com certeza...cada dia surge uma profissão nova e a idéia tão terrível, que passa ano e sai ano não muda "tenho que ganhar dinheiro", "vou fazer o que dá dinheiro"...
Hoje...o que dá dinheiro, é você fazer aquilo que gosta, aquilo que ama e aquilo que com certeza vai fazer bem feito...nada melhor, que você ver no sorriso de um profissional, o amor e a dedicação a sua profissão!
A falta de informação sobre o curso, acarreta muitas vezes ao efeito "empurrar com a barriga até o 4º ano" e isso amigos, vocês vão encontrar de sobra na universidade...
Eu confesso, pensei em odontologia até motorista de ônibus, sem desmerecer qualquer profissão, mais a partir do momento que você busque conhecer a profissão, conversar com profissionais da área para saber como é a rotina, ir em feiras do estudante e assistir palestras e voltar cheio de sacolas das feiras realizadas com o efeito de felicidade, vai se tornar bem mais fáácil a escolha! eu sei, porque eu fazia isso...hahahaha ' me lotava de sacola, com brindes e informativos para poder decidir que curso fazer...
já que não podemos experimentar ser médico, engenheiro, administrador ou publicitário, mas podemos saber onde trabalham, quanto ganham etc!
A escolha da profissão realmente é um dos momentos mais importantes da vida de nós jovens, mas não se preocupem não vai ser a "escolha final", o caminho para o futuro é longo, e se você perceber que não é aquele curso que você quer fazer, tranque sem medo, e procure construir sua carreira com consciência, sem se preocupar no que os "outros" vão pensar, os " outros" não devem pensar nada, o que adianta terminar uma graduação, se você não vai ser feliz com aquilo, é os "outros" que vai acordar todo dia de manhã e ir trabalhar para você? NÃÃO. portanto, é somente você quem vai poder escolher...
E relaxe, se você escolher somente na hora de preencher o formuláário para o vestibular, fique tranquilo, pode dar certo também =)
E essa idéia, de que tal curso é lotado, e de que o mundo está em crise, são simplesmente teorias para complicar mais...você vai aprender se preparar para o mundo competitivo, qualquer curso está cheio, e qualquer faculdade vai lotar os intervalos...mas o que decide o profissional "BOM" é aquele que se empenha desde o primeiro dia de aula, aquele que sabe lidar com as perdas, tem iniciativa e criatividade...
Hoje em dia, nós universitários e vocês futuros universitários devemos ser corajosos e invetores...
Pessoas para por para baixo, e dizer que a sua futura profissão não vai dar certo, tem de "monte", mais amigos de verdade para te apoiar e dizer que o curso que você fizer, só vai depender de você para dar certo, sãão poucos!
Então meu amigo, confie na sua escolha, na sua decisão e vá em frente, afinal...a formação abrange aspectos mais amplos...
É quer uma dica? busque apoios de profissionais na hora da escolha, escute seus pais (desde que eles não escolham por você), e faça o que goste, pois ai sim, o fazer o que gosta vai ser a mesma coisa que fazer o que dá dinheiro...
e não faça o que tá na moda, pois até o final com certeza a moda será outra. =)
Sim, pensar na sua futura profissão num feriado, cheio de
téédio éé o que há =)
" Escolha ser sempre o melhor que puder !!! "
Bom Feriado da Independência, se é que somos independentes mesmo =D
HAHAHAHAHA '

domingo, 6 de setembro de 2009

vai ser sempre assim =)

Booa Tarde =)

Comunicar é viver . FATO!
Estou começando agora no mundo dos blogs, e para falar que nunca usei, ou nunca usufluir disto, estarei mentindo, há muito tempo atrás eu tinha um só para ter onde por algumas figuras e passar um tempo neste mundo da informação, que é a internet! Não tive só um blog, mas todos os vícios de um internauta iniciante. HAHAHAHA. Blog, fotolog, enfim. Eu sei que isso não faz parte da minha realidade atual, mas as histórias jamais são esquecidas! Enfim, não vem ao caso!
Passei muito tempo para pensar num post, num nome e num título inicial, realmente estou precisando desenvolver minha criatividade, como diria os profissionais da comunicação =)
Profissionais que serei em breve, é claro!
Saíram idéias fantásticas, só que só poderia escolher uma. A idéia do blog, surgiu no meio da vida universitária, sim, o ilustre professor da " Tarefa para o LAAAR" , Josué Makoto, nas suas aulas de técnicas de Comunicação Visual e Gráfica e Mundo Contemporâneo solicitou a criação de um blog, já que estamos em um curso de Comunicação Social é extramamente necessário se expor, comentar, analisar e acima de tudo COMUNICAR!
No início, só de pensar em atualizar um blog, deu medo, confesso! Além de pensar no Interdisciplinar, no trabalho de História da Comunicação Contemporânea, nas provas, nos seminários, nas tarefas para o LAAAR, nas lições de Sociologia e na ilustre arte de ensinar informática (algo que sou apaixonado! ) seria uma tarefa a mais. Gostei da idéia!
Com toda certeza, as ideías vão surgindo, os comentários vão acontecendo, as situações do cotidiano e todas as análises e debates críticos vividos na ilustre sala 402 C do campus São Miguel, irá ajudar na criação dos meus posts =)
Vamos que vamos... confesso que estou ansioso para esperar chegar no Último Ano, prestes a apresentar o TCC e ver meu blog aqui, fazendo sucesso =D
E o que posso dizer que aprendi no 1º Semestre da faculdade, e no início do 2º Semestre já? Aprendi que não gosto de Comunicação, AMO comunicação, e pensei em fazer tantos cursos, tantas graduações... e de verdade, o meu grande sonho, não sonho mais sim, a futura realidade éé ser um PROFISSIONAL APAIXONADO PELO QUE FAÇO!
Amo lidar com pessoas, e essa é a grande vantagem...amo o que faço hoje, e por isso procuro fazer sempre bem feito!
Como Instrutor de informática da SOS Educação Profissional e estudante do 2º Semestre de Comunicação Social da Universidade Cruzeiro do Sul, só tenho a agradecer a Deus, Deus o ínicio, meio e fim! Aquele que me fez chegar até aonde estou hooje =)
Enfim, sou o reflexo de tudo que acredito!
Alguém que aprendeu que nunca se deve desistir, nunca é tarde para começar de novo e fazer um novo fim da sua história.
Vivo intensamente tudo, tudo mesmo..e tenho certeza que isso é bom, Aproveitar cada momento!
Sou imensamente grato à Deus pela minha família: meu pai, minha mãe, minhas irmãs, meus avôs, tios e tias! São meus alicerces. Pessoas que eu sei que sempre poderei contar seja para me apoiar, para me repreender, para me ensinar, para me dar colo, para rir, para TUDO!
Também tenho os melhores e mais queridos amigos do mundo inteiro, verdadeiros presentes de Deus! Aqueles de baladas, festas, rolês, momentos de alegrias e de tristeza!
E os amigos do Trabalho, que também é uma diversãão só! HAHAHAHA


Por hoje é só,
até me supreendi. HAHAHAHA! Confesso =)
" Bom Domingo chuvoso a todos vocês, companheiros de comunicação!"